Back to top

MasterExport

Caderno de Mercado Polónia

Nesta semana fazemos referência ao Caderno de Mercado da Polónia, com os aspectos mais relevantes sobre este mercado e as suas características para os clusters particpantes no projecto Master Export.
As consequências e evoluções, tal como referimos anteriormente, resultado da pandemia do Covid19 ainda são uma incógnita. No entanto, dado tratar-se em larga medida de indústrias estruturais e relevantes para a manutenção do tecido empresarial local e europeu, a prazo o seu desenvolvimento deverá apresentar-se como importante.
Alterações e adaptações são esperadas, mas que devem permitir o crescimento das interacções internas da União.

Tal como foi constatado no caderno anterior, o conhecimento das realidades de base em termos de indústria e economia, mantêm-se como a base para o desenvolvimento de um plano de acção futuro.

Mantém-se o referido na apresentação do caderno anterior em termos de importância no âmbito do Master Export:

"Os cadernos de mercado são um dos objectivos de desenvolvimento de informação relativamente aos mercados alvo do projecto Master Export.
Enquadram-se na necessidade de melhor conhecer os destinos com potencial para a exportação de produtos das duas fileiras/clusters sobre as quais actua este projecto - a Metalomecânica e o Habitat.
Como é descrito no projecto, tem diversos objectivos na perspectiva de auxiliar o desenvolvimento de negócios com esses mercados visados como mais relevantes para estes clusters instalados nas regiões onde se desenvolve e se centra todo o projecto."

Assim, apresentam-se o resumo introdutório do Caderno de Mercado da França, e que faz parte do documento que pode ser descarregado no site, na área de "Info|Docs":

O mercado interno polaco é um dos maiores mercados da União Europeia, demonstrando sempre um crescimento único com uma ótima capacidade de apreensão de produtos provenientes do estrangeiro. No quadro abaixo encontra-se uma súmula dos principais indicadores da Polónia do ano 2017 e 2018.

Os principais parceiros económicos para a exportação é a Alemanha, República Checa e Reino Unido. No que concerne à importação os consórcios que mais se destacam são a Alemanha, China e Rússia. No gráfico seguinte destaca-se o crescimento das exportações e importações de bens e serviços da Polónia.

De uma forma geral, a economia polaca teve uma boa performance nos últimos anos. O crescimento da economia foi aprovisionado pelo crescimento da demanda interna - impulsionada por uma evolução favorável do mercado de trabalho e por uma forte confiança dos consumidores - como principal motor de crescimento, juntamente com os investimentos públicos financiados com fundos da UE.
De acordo com o perfil exportador da Polónia, a fileira da metalomecânica e do habitat, são exemplos que se afiguram como potenciais oportunidades de exportação para o mercado polaco e, como tal, constam nas matrizes de oportunidades desenvolvidas neste estudo.

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese