Back to top

MasterExport

Os cadernos de mercado são um dos objectivos de desenvolvimento de informação relativamente aos mercados alvo do projecto Master Export.
Enquadram-se na necessidade de melhor conhecer os destinos com potencial para a exportação de produtos das duas fileiras/clusters sobre as quais actua este projecto - a Metalomecânica e o Habitat.

Como é descrito no projecto, tem diversos objectivos na perspectiva de auxiliar o desenvolvimento de negócios com esses mercados visados como mais relevantes para estes clusters instalados nas regiões onde se desenvolve e se centra todo o projecto:

"Este conjunto de estudos de mercado, mais do que uma mera coletânea de dados económicos e indicadores estatísticos, pretende levar a cabo um minucioso e detalhado estudo das condições locais no plano das características contextuais e das estratégias específicas para lidar com as mesmas (capitalizando oportunidades e transformando ameaças potenciais em oportunidades latentes); das características particulares da procura (como suporte específico para a adaptação da ofertas, criação  de  elementos  diferenciadores  e  valorização  de  argumentos  em  linha com os perfis de benefícios visados pelos clientes locais, ajuste e seleção dos binómios produtos/mercado, targeting nos segmentos com maior atratividade para as características e vantagens detidas, posicionamento em eixos promotores da notoriedade, etc.); das particularidades dos sistemas concorrenciais (apoiando a seleção de estratégias competitivas que ancorem argumentos diferenciadores, identificando grupos de especialização estratégica, apontando caminhos para a afirmação da presença face às forças e vulnerabilidades dos principais concorrentes, identificando potenciais veículos para coopetição, etc.); bem como dos sistemas locais (ao nível das dimensões logísticas, dos canais de distribuição, dos meios de comunicação, dos prescritores, dos agentes e players de suporte à penetração e afirmação da presença, etc.). Entender os mercados (as suas características, agentes, culturas e tradições), adotar modelos de gestão internacional, dominar trâmites processuais e legais, aplicar princípios de marketing internacional, são exemplos dos muitos fatores que se mostram como fundamentais para o sucesso nos negócios além-fronteiras e que se pretendem ver respondidos de forma assertiva através deste projeto."

No conjunto dos cinco países alvo identificados, e sobre os quais os cadernos de mercado do Master Export se irão debruçar, começamos com a introdução ao mercado da Bélgica.
Um resumo, reunindo um conjunto de excertos do que poderá encontrar no caderno que pode ser descarregado na plataforma do projecto na área de "informação/documentos" ("Information/Documents").

Estudo de mercado e Guia de acesso ao mercado da Bélgica

Pequeno em dimensão, mas economicamente desenvolvido e estrategicamente localizado no centro da Europa, a Bélgica é um dos principais clientes de Portugal e um investidor de relevo no nosso país.

De uma forma geral, a economia belga obteve uma boa performance nos últimos anos. O crescimento da economia foi aprovisionado pelo crescimento da procura  interna – impulsionada por uma evolução favorável do mercado e por uma forte confiança dos consumidores – como principal motor de crescimento, juntamente com os financiamentos públicos financiados com fundos da EU.

De acordo com o perfil exportador da Bélgica, a fileira da metalomecânica e do habitat, são exemplos que se afiguram como potenciais oportunidades de exportação para o mercado belga, e como tal, constam nas matrizes de oportunidades desenvolvidas neste estudo.

Geograficamente localizado no centro da Europa, a Bélgica é um país que cada vez mais se encontra em crescente expansão dos seus setores com vista a internacionalizar os seus bens e serviços. Para além disso, pertence aos principais investidores, sendo o 7º maior fornecedor e investidor de destaque em Portugal.

A economia portuguesa enfrenta uma longa caminhada de conquista de posição, desta forma as PMEs devem intensificar as trocas comerciais (exportações), para atingir um lugar de destaque nos principais mercados fornecedores na Bélgica.

As PMEs Portuguesas devem ainda aproveitar o facto da Bélgica importar continuamente produtos pertencentes às fileiras da metalomecânica e habitat e, incessantemente inovar os mesmos, aplicando ainda a indústria 4.0, a economia circular e inovação aberta de forma, a num futuro próximo apresentar soluções amigas do ambiente. Para isto, as organizações devem apostar na formação dos seus colaboradores pois é destes que parte sobretudo as ideias, inovações e eficiência dos mercados.

Em suma, as entidades e organizações portuguesas devem continuar a reforçar as parcerias e oportunidades de negócio e expansão no mercado belga primordialmente nos setores de continuidade que se caracterizam como setores indispensáveis e com presença assídua de Portugal. Contudo, adverte-se para uma aposta e atenção fortificada em determinados setores de bens nomeadamente, os plásticos, uma vez que fazem parte da constituição e packaging de variados produtos como embalagens, dispositivos automóveis e elementos de construção.

No que respeita ao ambiente de negócios, a Bélgica apresenta desempenhos semelhantes aos de Portugal em todos os indicadores. Ainda assim, de acordo com os índices doing business do World Bank, a Bélgica encontra-se atrás na posição 45 enquanto que Portugal encontra-se na posição 34, em 190 países. Apesar desta ligeira diferença de posições, a Bélgica tem maior facilidade na resolução de insolvência, melhor proteção de investidores minoritários, melhor obtenção de crédito, uma vantagem na obtenção de alvarás de construção e uma maior abertura das empresas. Quanto ao comércio internacional, ambos apresentam um excelente desempenho de 100%.

 

Esta é alguma da informação que poderá encontrar neste caderno de mercado dedicado à Bélgica.
Como referido, poderá encontrar o documento completo no site do projecto Master Export.

Nas próximas semanas iremos apresentar resumos de outros mercados alvo do projecto, como parte da informação de apoio ao desenvolvimento e preparação para a internacionalização das empresas da metalomecânica e do habitat. Estas incursões são relevantes numa época em que o desenvolvimento de algumas das actividades que se encontravam previstas em termos de apresentação e desenvolvimento destas temáticas se encontra condicionada pelas circunstâncias criadas pelo Covid19.
These incursions are relevant at a time when the development of some of the activities that were planned in terms of presentation and development of these themes is conditioned by the circumstances created by Covid19.

A informação é a melhor e maior arma para o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização para qualquer mercado. Conhecer os detalhes do mercado e clientes com os quais irá contactar, permitirá aumentar as probabilidades de sucesso e o alcançar de soluções mais ágeis e com maiores oportunidades de retorno do investimento realizado para o aumento da sua actividade em termos geográficos e de oportunidades.

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese