Back to top

MasterExport

Terminamos a informação relativamente aos Cadernos de Mercado desenvolvidos no âmbito do projecto Master Export com a apresentação da informação preliminar disponível no caderno que se encontra para descarga no site do projecto.

Mantendo-se um ambiente de instabilidade e incerteza decorrente da pandemia que temos vivido nos últimos meses, permanece a relevância de estudar e compreender como se encontram estruturados e se operacionalizam os mercados.

Mantêm-se as expectativas no que se refere ao desenvolvimento das acções futuras e de desenvolvimento da União, mas que poderá contar, certamente, o apoio e as dinâmicas dos vários estados membros.
As adaptações são esperadas, e mesmo necessárias, mas a cooperação intercomunitária será (antecipa-se) uma necessidade e que poderá contribuir para laços mais fortes e para uma maior dinâmica destes mercados.

A prazo, como já referimos anteriormente, o seu desenvolvimento será importante, e o conhecimento das realidades fundamentais em termos de indústria e economia, mantêm-se como a base para o desenvolvimento de um plano de acção futuro.

Mantém-se, igualmente, o referido nas apresentações dos cadernos anteriores em termos de importância no âmbito do Master Export:

"Os cadernos de mercado são um dos objectivos de desenvolvimento de informação relativamente aos mercados alvo do projecto Master Export.
Enquadram-se na necessidade de melhor conhecer os destinos com potencial para a exportação de produtos das duas fileiras/clusters sobre as quais actua este projecto - a Metalomecânica e o Habitat.
Como é descrito no projecto, tem diversos objectivos na perspectiva de auxiliar o desenvolvimento de negócios com esses mercados visados como mais relevantes para estes clusters instalados nas regiões onde se desenvolve e se centra todo o projecto."

Assim, apresentam-se o resumo introdutório do Caderno de Mercado do Luxemburgo, local de residência de muitos conterrâneos da diáspora, o que pode ser motivo de aumento das condições de acesso. Poderá consultar o documento completo, e fazer a sua descarga, no site do projecto em "Info|Docs". “Info | Docs”.

"O Luxemburgo é um país com uma das áreas mais pequenas da União Europeia (UE), com uma economia aberta e muito dependente do exterior, nomeadamente das economias europeias vizinhas (França, Alemanha e Bélgica). O país conta com uma população residente estimada em 576 mil pessoas, 47% dos quais são residentes estrangeiros. Não obstante as perturbações económicas ou financeiras da Zona Euro, este país continua a desfrutar de um nível de vida extraordinariamente elevado.
Tabela 1 - Principais indicadores macroeconómicos Luxemburgo;
Os principais parceiros económicos para a exportação são a Holanda, Alemanha e França. As importações do Luxemburgo estão muito concentradas nos países da Europa, nomeadamente Alemanha, Bélgica e França. No gráfico seguinte destaca-se o crescimento das exportações e importações de bens e serviços no Luxemburgo.

 

Luxemburgo

De uma forma geral, a economia Luxemburguesa teve uma boa performance nos últimos anos. Entre os pontos fortes do país, é normalmente apontado o facto de se tratar de uma das economias mais abertas do mundo, ser um dos maiores centros financeiros da UE, possuir um sistema fiscal muito atrativo, uma rede de comunicações e infraestruturas de transportes muito desenvolvida, bem como uma mão-de-obra altamente qualificada. Por outro lado, como principal desvantagem de investir no país é apontada o elevado custo de vida. De acordo com o perfil exportador do Luxemburgo, a fileira da metalomecânica e do habitat, são exemplos que se afiguram como potenciais oportunidades de exportação para o mercado Luxemburguês e, como tal, constam nas matrizes de oportunidades desenvolvidas neste estudo."

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese