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MasterExport

Mais uma vez, e de modo a prosseguir o objectivo de nesta fase de pandemia, fornecer informação para que os empresários possam, dentro do possível, continuar a desenvolver os seus cenários de expansão para prosseguirem a sua actividade com toda a dinâmica na fase pós-pandemia, publica-se mais um excerto de um dos cadernos de mercado desenvolvidos no âmbito do Master Export.

Desta vez tem por alvo o mercado de Espanha e as suas características intrínsecas.

Naturalmente que iremos observar alterações e adaptações destas realidades nas fases pós Covid19.
Mas o conhecimento das suas realidades de base em termos de indústria e economia, são a base para o desenvolvimento de um plano de acção futuro.

Como foi referido na apresentação do caderno anterior:

"Os cadernos de mercado são um dos objectivos de desenvolvimento de informação relativamente aos mercados alvo do projecto Master Export.
Enquadram-se na necessidade de melhor conhecer os destinos com potencial para a exportação de produtos das duas fileiras/clusters sobre as quais actua este projecto - a Metalomecânica e o Habitat.

Como é descrito no projecto, tem diversos objectivos na perspectiva de auxiliar o desenvolvimento de negócios com esses mercados visados como mais relevantes para estes clusters instalados nas regiões onde se desenvolve e se centra todo o projecto."

Assim, apresentam-se o resumo introdutório do Caderno de Mercado de Espanha, e que faz parte do documento que pode ser descarregado no site, na área de “Info | Documentos”:

"Espanha, oficialmente designada como Reino de Espanha, pertence ao 14º lugar do ranking dos países com maior influência e impacto económico. Por ser vizinho de territórios portugueses, verifica-se um conjunto de parcerias e cooperações políticas e económicas. No quadro abaixo, encontra-se uma súmula dos principais indicadores macroeconómicos de França para o ano de 2017 e 2018.

Segundo o International Trade Centre (ITC), os cinco principais mercados fornecedores de Espanha, em 2018, foram a Alemanha, a China, a Itália, França e Reino Unido e os cinco principais mercados clientes de Espanha foram a França, Alemanha, Itália, Portugal, Reino e Unido e Estados Unidos da América.

De uma forma geral o índice relativo aos investimentos para o mercado externo denotou-se de uma forma constante sem grandes oscilações, contudo a dívida pública destaca-se devido ao acréscimo gradual do endividamento externo.

Relativamente à fileira da metalomecânica e do habitat são títulos de exemplo que são vistos como potenciais oportunidades de exportação devido à elevada incidência nomeadamente ao nível de número de empresas existente, e como tal, constam nas matrizes de oportunidades desenvolvidas neste Caderno de Mercado."

Spain Imported Goods

A relação entre Portugal e Espanha transparece-se através de parcerias económicas, políticas e também sociais.
Para além disso, a proximidade geográfica influência a ligação destes caracteres influenciadores.

Nos últimos três anos, as importações aumentaram gradualmente com uma TCMA de 3,4%. A TCMA total dos produtos foi 4,35%.
O produto que apresentou maior crescimento foram os combustíveis minerais e óleos minerais com uma TCMA de 49,7% e de seguida o ferro e o aço registaram uma TCMA de 26,8%. Em contrapartida, os móveis apresentaram uma TCMA negativa de 7,88%."

Para continuar a ler o documento, e obter mais informações relativamente a este mercado, descarregue-o neste link.

Nas próximas semanas continuaremos a focar a nossa atenção nos restantes mercados alvo deste nosso projecto Master Export.
Que mesmo posto em "câmara lenta" dadas as contingências, continuará a desenvolver esforços para que o regresso seja mais ágil e bem preparado.

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