Back to top

MasterExport

Portefólio

Quais são os objectivos do Master Export?

O Master Export, como se encontra expresso na plataforma do projecto, é desenvolvido em co-autoria entre a AEA e a AECA, orientada para os clusters industriais da Metalomecânica e do Habitat.

Como principal objectivo, o Master Export:

“Este visa apoiar a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) das fileiras dos setores da Metalomecânica e do Habitat, com impactos nas regiões entre Mondego e Douro e especialmente a Região Centro litoral e Norte. Co-promovido pela Associação Empresarial de Águeda (AEA) e a Associação Empresarial de Vale de Cambra e Arouca (AECA), tem o seu foco em cinco mercados-alvo: Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo e Polónia.”

As suas principais actividades são:

  • Proporcionar informação sobre as melhores práticas para a internacionalização das PME destas duas fileiras; assim como acções e seminários de formação sobre algumas das áreas chave;
  • Incentivar e ou dinamizar as exportações para os cinco países alvo para as indústrias destes dois clusters;
  • Dar a conhecer as capacidades destas indústrias junto das empresas dos países alvo do projecto e em feiras internacionais sectoriais;
  • Apoiar as empresas no sucesso dos seus processos de internacionalização;
  • Reforçar a internacionalização das PME da cadeia de valor das fileiras do Habitat e da Metalomecânica;
  • Criar novos canais de exportação para países com elevado potencial para os setores e geograficamente próximos;
  • Capacitar as empresas para se apresentarem nestes mercados com bens com maior incorporação tecnológica, diferenciados e customizados;
  • Estimular a utilização das soluções digitais por parte das empresas na divulgação e dinamização junto de mercados potenciais.

Assim, as suas actividades terão uma dinamização interna e externa, com o desenvolvimento de actividades para as empresas dos clusters (seminários, workshops, capacitação) e actividades junto dos mercados alvo, quer pela participação em feiras sectoriais internacionais, a realização de missões inversas promovendo a visita de potenciais compradores dos mercados alvo, e o desenvolvimento de missões institucionais de fomento e divulgação das actividades industriais dos clusters e o seu conhecimento e reconhecimento nesses mercados, bem como o tecido empresarial nacional e o seu potencial.

Assumindo uma vertente orientada para a exportação e a sua dinamização, tendo por base a indústria destas regiões, o Master Export assume a postura de "produtora de oportunidades", que se encontra reflectida na sua assinatura - "Manufactoring Opportunities".

As empresas interessadas em participar neste projecto, nomeadamente nos seus seminários e workshops, terão a oportunidade de dinamizar a sua oferta na plataforma do projecto, que será orientada para os mercados referidos. Para além de poderem ficar a conhecer as diferentes acções e soluções de que podem usufruir.
Um dos vectores de dinamização do projecto é a adopção e utilização das soluções digitais por parte das empresas deste sectores como forma de alcançar novos mercados e potenciais clientes.

Para tal foi desenvolvida uma plataforma que possui a informação e a documentação que irá sendo produzida para o projecto, plataforma esta que tem uma actualização periódica e que vai proporcionar a troca de informação com os promotores.
Igualmente, os seus conteúdos irão ser promovidos tendo como alvo as indústrias dos cinco países destinatários definidos no âmbito do projecto como possuindo potencial para ambos os clusters participantes no Master Export - metalomecânica e habitat.

Assim, as associações parceiras neste projecto, desafiam os players (empreendedores, empresários, responsáveis e quadros de empresa) destes sectores a participar e a desenvolver a sua actividade numa vertente de potenciar o crescimento dos seus clientes em mercados externos e do seu volume de exportação para os países alvo do projecto.

O primeiro evento já tem data marcada - seminário sob o tema "Internacionalização Metalomecânica e Habitat: tendências, desafios, oportunidades", no próximo dia 17 de Março.

Não deixe de participar!

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese