O 1º Seminário - Internacionalização na Metalomecânica e Habitat
Apesar de o calendário para os seminários não estar totalmente definido, e vá ser anunciado brevemente, começamos esta semana a apresentar os temas que cada um terá, e que serão abordados pelos convidados e que terão um caderno reunindo a informação abordada.
Esse caderno, após o seminário ficará disponível para descarga (download) na secção de documentos aqui no website do projecto.
Esse caderno, após o seminário ficará disponível para descarga (download) na secção de documentos aqui no website do projecto.
O primeiro seminário irá versar sobre a "Internacionalização".
No âmbito deste tema irá ser analisado o processo de internacionalização, nas suas diferentes motivações e fases, procurando apoiar a prossecução desta estratégia, quer para aqueles que ainda estão a desenvolver o plano e em fases perliminares, como para aqueles que já iniciaram e colocaram em marcha o processo (independentemente da abordagem que escolheram para o fazer e os mercados sobre os quais estão a desenvolver essas acções.
Entre outros assuntos abordados, será revisto o processo de internacionalização tendo por base estratégia adequada a cada empresa, onde se poe incluir:
- importância da internacionalização;
- a orientação para o processo;
- os motivos;
- as dificuldades de internacionalizar;
- os modos de entrada nos mercados externos.
Estes passos e ensinamentos para o processo de internacionalização, irão contribuir para o desenvolvimento de soluções que proporcionem resultados em linha de conta com as necessidades e orientações de cada empresa.
Sendo que se focará sempre no âmbito dos dois clusters que estão enquadrados no Master Export - o Habitat e a Metalomecânica.
O desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização para uma organização/produto/marca, hoje pode ser considerada pela existência da possibilidade de retirar mais valias de acordo com as suas capacidades produtivas ou de segmentação da sua oferta.
Igualmente relevante é o desenvolvimento de competências que se adeqúem aos mercados em consideração para a entrada ou exploração.
Tal como foi já referido nas informações publicadas no âmbito de outros cadernos aqui disponíveis, e fazendo parte das metas do projecto no que se refere ao dinamização da capacidade competitiva das empresas envolvidas e a sua orientação para a conquista de outros mercados é relevante:
- a capacidade de inovar;
- a diferenciação e produtos com maior valor acrescentado;
- produtos customizados;
- com elevada incorporação tecnológica.
Fazendo uso de abordagens como a "Cauda Longa" de Chris Anderson, as empresas hoje possuem maior probabilidade de sucesso nos seus processos de abordar mercados externos, particularmente quando trabalham em mercados "business-to business", onde os factores referenciados anteriormente serão certamente uma vantagem competitiva.
Não deixe de participar neste seminário, e siga as publicações aqui no blog e nas redes sociais para mais informações, incluindo o calendário dos eventos associados.