Mais uma vez vimos apresentar um tema de uns dos seminários a ser realizado no âmbito do Master Export.
Enquanto não é possível calendarizar os seminários de forma a que todos os interessados possam participar, queremos introduzir as temáticas de modo a que os interessados possam explorar a temática e seleccionar os temas que podem ser mais relevantes para as suas diferentes equipas de desenvolvimento interno, e para que tenham a informação do que poderá constar dentro das temáticas abordadas.
Para o terceiro seminário planeado a temática centra-se no E-business e na sua crescente relevância para as empresas em lógica de internacionalização, factor relevante no âmbito do projecto Master Export.
Com o seu crescimento exponencial do digital e das actividades on-line, decorrente dos tempos de pandemia que vivemos, e sendo uma forma fundamental de manter e estimular os negócios locais e globais, este tema demonstra-se pertinente e de elevada importância tendo por objectivo e meta os ganhos de competitividade das empresas, seus negócios e produtos.
Poderá garantir, igualmente, a visibilidade e a dinâmica dos negócios (de acordo com as suas diferentes vertentes) proporcionando também a capacidade de manter e desenvolver a actividade em trabalho remoto, ou de acordo com as diferentes necessidades existentes de adaptabilidade face às circunstâncias actuais.
Como é referido no caderno a ser apresentado no seminário sobre esta temática:
“A importância do e-business- Negócio digital e Marketplaces é bastante significativa pois do ponto de vista do marketing é fundamental contar com um layout desenvolvido de acordo com nicho de mercado.
No capítulo das vendas, podemos solucionar reduzir o trabalho da administração, facilitar o atendimento aos clientes e diversificar a forma de pagamento do cliente, podemos evoluir o número de pedidos e consequentemente de clientes.
A diferença entre o comercio “convencional” e o comercio “eletrónico” é quase mínima por isso é fundamental as empresas estarem evoluídas nesse capítulo..”
Assim, neste seminário os participantes ficaram com a noção de alguns conceitos e necessidades para a operacionalização deste tipo de soluções.
Proporcionar-se-á conhecimento do tema E-business no âmbito do Negócio Digital e Marketplaces, e mais concretamente serão abordados os seguintes tópicos:
- Definição de E-business e conseguir diferenciar e-business de e-commerce.
- Abordar a estrutura de e-commerce definindo toda a parte que não é visível e são realizadas as transações comerciais da mesma categoria de mercado.
- Tratar todas as modalidades de relacionamento conhecidas. Esclarecer o que é o Negócio Digital e como iniciar o mesmo.
Podemos assim concluir que o e-business e o e-commerce são eixos fundamentais para as empresas, com vista à reestruturação de processos internos das mesmas, tendo como primordial recurso o sistema tecnológico.
A evolução do meios tecnológicos representa, no seu todo, um aumento significativo e diversificado da carteira de clientes e prospeção de lucros e vendas.
A inclusão do E-Business nas empresas de metalomecânica e habitat demonstra-se, deste modo, relevante porque o mercado electrónico tem vindo a crescer e a desenvolver-se de forma considerável em Portugal e as suas vantagens são reais.
O seu impacto na economia será enorme a curto prazo, à semelhança do que se passa em muitos mercados alvo do projecto.
Não deixe de participar neste seminário, e siga as publicações aqui no blog e nas redes sociais para mais informações, incluindo o calendário dos eventos associados.